sábado, 13 de dezembro de 2014

BR135+ - O que Beto Cianfarani tem feito para encarar os 281 km

Em cima do prazo que tinha para me preparar para os 281 km da BR135 +, juntamente com o professor Aroldo Costa Neto, elaboramos uma periodização, buscando um treinamento mais adequado para essa grande distância a ser percorrida. Quase 12 semanas para a preparação, bastante tempo para uma boa base de treino. Com a periodização em mãos, a dúvida era como cumprir tal volume, levando em consideração minha rotina de trabalho e compromissos, que preenchem boa parte do meu tempo. Outra questão a ser levada em conta era o tempo que tenho dormido, por volta de 6 horas por noite, relativamente pouco para a jornada diária. Cheguei a conclusão que o domingo, dia oficial dos treinos longos seria usado para descansar, tentando dividir o volume de treino nos dias úteis da semana. As primeiras semanas foram desenvolvidas para treinos com volumes intermediários, entre 80 a 90 km, com bastante musculação. A partir da 5ª semana, os volumes começaram a aumentar, onde busquei estradas e trilhas, em várias partes de Ribeirão Preto, até mesmo em outras cidades, para incrementar os treinos, com bastante subidas, iniciando a fase de manutenção na musculação, fazendo treinos entre 35 a 40 km, num volume semanal entre 120 a 140 km. Ainda faltam 4 semanas aproximadamente, onde vou fazer bastante rodagem ainda, mas posso garantir que até aqui o Senhor me ajudou e tenho certeza que continuará me acompanhando. Estou muito feliz pelo andamento do treinamento, que vem correndo tudo bem, sem problemas. É uma etapa que está sendo concluída, mesmo sabendo que encarar os 281 km da BR135+ será outra história. Enfrentemos cada etapa em sua vez! 

2 comentários:

  1. Olá Caro amigo Beto, muito legal você compartilhar conosco o grosso do seu planejamento de treino para a BR135+ saiba que estou torcendo muito para que você consiga completar seu ciclo de treinamentos sem nenhuma lesão e que na prova você se divirta e colha todo este esforço que esta sendo plantado em seus treinamentos. Eu tenho apenas uma ideia do que seja correr 140km em 6 dias, imagino que corpo e mente, realmente cheguem ao extremo. Porem... se não fosse os treinos árduos,imagino que o sabor da conquista não seria tão doce. Boa sorte, força e divirta-se!!! abs

    ResponderExcluir
  2. Foi um enorme prazer te conhecer amigo, um verdadeiro guerreiro, dentro e fora das pistas... certamente vc terá muito sucesso nas ultras, potencial de sobra tem pra isso, bastante continuar dando seguimento no que vem fazendo. Que Deus o abençoe em sua caminhada... obrigado pelas palavras. Quando precisar é só chamar! Abs

    ResponderExcluir