sexta-feira, 5 de abril de 2024

Barkley Marathon 2024, eu estive lá !!! Por Pedro Luiz Cianfarani - Parte I Condolências

 

Depois de 6 anos desvendando os segredos para entrar na mais icônica das corridas finalmente recebo a tão aguardada carta de” condolências”, sim esta e a forma que somos convidados a participar da Barkley Marathon, me tornando o 2º brasileiro a receber este convite, segue trecho da carta “saudações; Eu lutei e lutei para descobrir a melhor forma de dar essa notícia a você. Procurei em minha alma alguma maneira de suavizar o golpe por alguma maneira de aliviar a sensação de desgraça e mau pressentimento isso certamente irá se instalar em sua mente como uma névoa densa e congelada. Por alguma maneira de evitar o frio glacial que permeará seu coração como uma chuva gelada e congelada...mas não há realmente nada a fazer a não ser expor:

É meu lamentável dever informá-lo que você foi selecionado para correr nas maratonas Barkley de 2024...

Deixa falar um pouco de como é esta corrida que foi inspirada depois que o detento James Earl Ray preso pelo assassinato de Martin Luther King e estava cumprindo pena na Penitenciaria Estadual de Brusky Montain – Tennessee, conseguiu escapar e em 56 horas foragido não conseguiu sair mais que 13 km do presidio, assim em 1986 diante deste fato um grupo de corredores começaram a criar a Barkley Marathon e por muitos anos não houve concluintes, até que alguém conseguiu finalizar mostrando ser possível sua finalização, claro que em todos estes anos muita coisa mudou sempre para deixa-la mais difícil, uma prova disso é que em todos estes anos apenas 20 atletas conseguiram concluir.

A dificuldade começa para conseguir ser convocado, pois não possui um site para obter qualquer informação e para conseguir a convocação é um verdadeiro jogo de investigação, antes mesmo de receber a carta de “condolências” recebemos um convite para entrarmos em um grupo de Facebook privado onde receberemos informações e o grupo tem uma regra muito simples sigilo total.

Se conseguir passar por esta fase de convite se prepare que irá participar de uma das corridas mais difíceis que existe onde tudo é feito para que você não a complete, o caminho não é demarcado precisamos nos orientar por bússola por um circuito de 30 a 40 km cada volta num total de 5 voltas e cada volta é num sentido, ou seja 1ª volta sentido horário, 2ª volta sentido anti-horário e assim por diante.

Para provar que passamos pelo caminho correto alguns livros são escondidos, onde devemos encontra-los e destacar a página correspondente ao nosso número de peito, este ano tivemos que encontrar 15 livros pelo caminho. Quem conseguir completar a volta ou Loop vai entregar seu número de peito junto das 15 páginas e depois de conferido você recebe um novo número de peito e pode abrir uma nova volta.

Não podemos usar qualquer tipo de GPS apenas mapa e bússola, o caminho só saberemos algumas horas antes da largada quando é fixado um mapa em uma mesa após entregarmos 1,60 dólares, uma placa de carro do meu país e um presente para o organizador que este ano foi um par de meias de lã.

Também não sabemos qual a hora da largada apenas somos informados o dia, assim devemos ficar acampados no Park e aguardar o toque de uma concha e após este toque teremos 1 hora para nos preparar para a largada, mas antes retirar o relógio fornecido pela organização para garantir que ninguém utilize GPS e quando icônico Lazarus Lake acender seu cigarro a corrida começa com seus mais de 3000 m de altimetria acumulada por volta e 16000 m nas 5 voltas, equivalente a subir 2x o Evereste.

Nesta parte procurei falar um pouco sobre a prova por ser muito diferente das que estamos acostumados a ver e se apenas começas a falar da preparação e como foi minha participação muitos não iriam entender, então aguardem as próximas partes deste desafio que com certeza ficou marcada na minha vida.  

8 comentários:

  1. Sensacional Pedro, parabéns pelo feito.

    ResponderExcluir
  2. Esse meu primo Pedro é mais maluco que eu...😁

    ResponderExcluir
  3. Pedro realmente essa corrida são para poucos loucos, so em nao ter um site, tendo que descobrir o email da organização e não podendo usar GPS e uma loucura total o atleta tem que estar bem focado para não errar e achar as páginas dos livros escondidos. Estamos aguardando as cenas dos próximos capitulos aqui no Blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir