quarta-feira, 27 de julho de 2016

Enfrentando o Vale da Morte - por Pedro Luiz Cianfarani

Para muitos ultramaratonistas, sem dúvida, a badwater é a corrida dos sonhos e não é diferente para mim. Neste ano, fui convidado pelo amigo João Morelli a ir de apoio (Pace) com ele para Badwater e sem pensar aceitei o convite.
O que ouvimos sobre a prova é que ela acontece no deserto da Califórnia e grande parte no Vale da Morte, um dos lugares mais quentes do mundo. Chegando lá, percebemos de imediato ser um lugar muito quente. Em 2014 ele já havia participado, mas devido a uma desidratação, João Morelli foi tirado da prova, pela equipe médica. Mesmo assim, ele também se assustou com o calor, já que em 2014 a prova não aconteceu no vale da Morte, sendo corrida toda ela em Lone Pine, com uma temperatura mais amena.
A chegada alguns dias antes foi fundamental para aclimatar, não sentindo tanto a temperatura no dia da largada e assim foram as 135 milhas (217km ) do percurso, com o calor mais castigante na largada, devido a altitude de 87 metros abaixo do nível do mar e claro quando o sol se aproximava do meio dia em diante. João Morelli lutou bravamente e engoliu milha a milha, terminando o desafio em 40:33, primeiro dos 3 brasileiro da prova.
Muito mais que o calor, a quem diga que são as 3 subidas intermináveis o maior obstáculo da prova:
A primeira com seus 27 km de distância, saindo de 0 (nível do mar) a 5000 pés. A segunda com seus 29 km de distância, saindo de 1650 pés a 5000 embora não constante. Já a terceira, sendo a mais íngreme, sendo no trecho final, com seus 20 km de distância, saindo de 3600 pés para 8400.
Realmente é uma prova maravilhosa e com um visual lindo, ainda mais que pegamos uma lua cheia belíssima, não precisando correr de lanterna, tamanha claridade.
Deixo aqui meus parabéns ao guerreiro João Morelli e agradeço a oportunidade em participar desta prova mágica, agradecendo também ao amigo que dividiu o apoio comigo, formando o time, Edson Nascimento.

5 comentários:

  1. Que bacana esse louco é meu querido amigo. Parabéns Pedro vc é muito fera de coração de alma. beijos Andréa Galafassi

    ResponderExcluir
  2. Fantastico Pedro, muito bom ter compartilhado noites e dias ao lado de grandes seres humanos, Joao Morelli e Pedro Cianfarani!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer foi todo meu e até a próxima

      Abraços

      Pedro

      Excluir
  3. Fantastico Pedro, muito bom ter compartilhado noites e dias ao lado de grandes seres humanos, Joao Morelli e Pedro Cianfarani!!!

    ResponderExcluir