quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Pedra, flor e espinhos - Bravus Race -- Por Carol Máximo

Como acorda uma mulher de 36 anos, comprometida, filho e com sua profissão?  Quais as vontades, desejos e ações de uma mulher dessa idade? Não sei. Mas eu acordo com vontade de adrenalina! 
Rotina pra mim é como pastel sem recheio, céu sem sol. Não existe graça nenhuma.
Sou movida a desafios, surpresas, emoções. Sou pura energia, força,  garra, competitividade. Uma criança presa a um corpo que graças à Deus, não condiz com minha idade. 
Sou corredora. Cheia de troféus. 1°, 2°, 3° lugares em diversas modalidades.  Até stand up paddle me atrevo a competir. E ganhar!
O que mais falta? Preciso mudar os ares, afinal, não posso deixar tudo cair na rotina. Porque não competir novamente na Bravus race?  A Bravus é uma corrida de obstáculos,  ou seja, uma corrida com percurso determinado e obstáculos durante o percurso. Nessa etapa o percurso era de 10 km e 24 obstáculos.
Sim, é isso. Vou correr a Bravus race. 
Para se disputar um troféu você precisa se inscrever na modalidade elite e disputar com os feras, os top de todo o Brasil. Será que estou apta a isso? 
Bom, assim, mudam os treinos, o treinamento fica mais duro, pesado. Mais tempo na  academia menos tempo em casa. Mais  tempo correndo menos tempo na balada. Mais tempo focada em exercício menos tempo focada no trabalho. 
Músculos crescem. Dieta mais controlada. O corpo se moldando e já se preparando. A cabeça?  Essa já nasceu preparada! 
Nervosismo inevitável. No dia da prova fazia 13°. Só pensava na lama, na piscina de gelo, no choque, nos obstáculos mais duros que iria passar.
Concentração na largada. Categoria elite feminina e masculina juntos. Muito músculo, muita energia, muito sangue nos olhos,  muita vontade, muita gente junta. Todo mundo buscando o seu melhor, um troféu quem sabe. 
São 7:15 e é dada a largada.
Os primeiros obstáculos são fáceis.  São muros de 2 metros que devemos atravessar. Sem nenhuma ajuda. Pra quem treina é até que fácil. O nome desse obstáculo é "Barricada ".
O próximo é o "Força Motriz". Carrega se mais de 12 litros de água num galão por um trecho determinado. 
No "Andar do urso" rastejamos por uma trincheira. Arame farpado por cima da lama.  Impossível terminar esse obstáculo sem arranhões e dor nos braços. 
O quarto obstáculo foi marcante pra mim. Eu já havia passado a maioria do pelotão mas a minha frente estava a minha maior adversária. Ela havia ganho nada menos do que 9 vezes a Bravus. E no "Alcatraz" , onde se atravessa 300 metros preso a um bloco de 20 kg, eu ultrapassei a atleta. 
A partir daí liderei a prova toda até o final.
Passei pelo "King Kong argola". 10 metros pendurada como um macaco.
O "Muro das lamentações " mais um muro  de 2 metros . 
O "Pithall" a "Serra pelada" são obstáculos com muita água e lama. O "Brutus" exige força ao carregar um tronco por vários metros nas costas. 
O "Teia de aranha" é uma enorme rede esticada no chão que atravessamos rastejando embaixo dela e sobre a lama. 
O "Meia tonelada" possui sacos de 18 kg para ser atravessado num percurso longo. 
Já no "Quebra peito" carregamos tronco de madeira pelo percurso.
No "Hércules ", sacos de 10 kg devem ser erguidos a uma altura de 5 metros.
O "Muro invertido" é similar aos outros muros da prova, assim como a "Muralha da China". 
Logo em seguida vem o "King Kong duplo" similar ao outro King Kong. 
Tivemos o "Jump na corda". Na sequência o "Swing do gorila", passamos por uma piscina como Tarzan. O "Jump heroes" com uma plataforma de 10 metros de onde saltamos para uma piscina. Dá medo mas rende fotos incríveis. 
No "Brutus" você também carrega peso nas costas.
No "Cubo giratório" também se atravessa uma piscina só que o desafio é atravessar cubos gigantes. 
O "Monte bravus" é um dos mais temidos. Uma rampa de 4m para subir com impulsão,  força e velocidade.
Nos dois últimos obstáculos já foi consolidada a minha vitoria.
Então chega a hora de atravessar o "Sibéria". Uma piscina de gelo onde devemos atravessar mergulhando. Afundar naquela água congelante paralisou meus músculos e me fez perder o ar. O frio de São José dos Campos aumentou a sensação de frio para todos, fazendo uma das atletas de elite ser socorrida com hipotermia. 
Pra finalizar o "1000 volts" . Redes de fio desencapado que dão choque mesmo. Neste eu caí próximo do final por conta de um choque que fez minhas pernas paralisarem. Terminei obstáculo rastejando, cansada, exausta na verdade,  mas vitoriosa. Me levanto, ergo a cabeça.  A essa hora não preciso mais correr. Minhas adversárias estavam longe. Cheguei andando, plena, com frio, esgotada, com alguns roxos, arranhões, mas completamente feliz.
Faria tudo de novo. 
Treinaria pesado até quase desmaiar de novo.
Deixaria de ir ás baladas de novo.
Sentiria cada dor no meu corpo de novo.
Tudo pelo gosto da adrenalina. 
Porque o único passo entre o sonho e a realidade é a atitude. Rompa suas barreiras mentais. O sucesso é uma questão de vontade,  ação e dedicação. 
É no fogo que o ouro é moldado. 
Sou pedra, flor e espinho. 
Meu nome é Carolina Máximo. 

3 comentários:

  1. Caríssima Carol

    Minha admiração por você vai além dos grandes e significativos resultados que conquistou em um leque de modalidades esportivas das mais diversificadas , você é uma profissional competente e dinâmica
    E consegue devido a disciplina dos exercícios físicos administrar um lar educando seu filho.
    Poderia estar acomodada tratando da profissão e da família, mas você mostra as mulheres que elas podem muito mais que uma vida padronizada.

    Você é um exemplo e em especial para todos os atletas.
    Deus continue abençoando sua vida.
    Beijo e Abraço
    Zequinha

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Carol

    Minha admiração por você vai além dos grandes e significativos resultados que conquistou em um leque de modalidades esportivas das mais diversificadas , você é uma profissional competente e dinâmica
    E consegue devido a disciplina dos exercícios físicos administrar um lar educando seu filho.
    Poderia estar acomodada tratando da profissão e da família, mas você mostra as mulheres que elas podem muito mais que uma vida padronizada.

    Você é um exemplo e em especial para todos os atletas.
    Deus continue abençoando sua vida.
    Beijo e Abraço
    Zequinha

    ResponderExcluir